A Teses Tecnologia atua no desenvolvimento de sistemas sob encomenda, de acordo com requisitos especificados pelo cliente. Para tal, possui um processo de desenvolvimento calcado no conceito de Fábrica de Software, onde técnicas de Engenharia de Software são utilizadas de forma a se produzirem sistemas em prazos reduzidos, com alto nível e controle de qualidade e de baixo custo de manutenção. A Fábrica de Software embasa-se nas seguintes premissas:
• Utilização de um processo de desenvolvimento definido e institucionalizado.
• Utilização de arcabouços (frameworks) para desenvolvimento e componentes reutilizáveis de software, de forma a aumentar-se a padronização e a conseqüente produtividade.
• Busca de resultados exigidos por padrões nacionais e internacionais de qualidade, como MPS-Br e CMMi.
• Utilização de tecnologias estado-da-arte, como UML (modelagem e projeto), linguagem Java/JEE/JME para desenvolvimento de software, dentre outras.
Nos últimos anos, as tecnologias que envolvem localização geográfica (os chamados Sistemas de Informações Geográficas – SIG) e tratamento espacial de informações têm-se revelado como uma forma eficiente para tornar evidentes aspectos importantes acerca de determinado fenômeno ou, até mesmo, não visualizados por formas convencionais de tratamento da informação. O potencial desta tecnologia é evidenciado em diversas áreas, dentre as quais se destacam:
• Transportes: através da visualização de rotas de tráfego, como no “ComoVou?” visto adiante, monitoramento de veículos, controle de frotas, controle de tráfego, etc.
• Segurança: sistemas de GPS acoplados a veículos permitem acompanhá-los em um mapa, de forma que, em caso de roubo, possam ser mais facilmente acompanhados.
• Marketing: Os SIGs são importantes ferramentas na área de marketing, permitindo classificar e georreferenciar dados, de forma que a distribuição destes possa ser visualizada sob diversos prismas, facilitando a definição de estratégias de atuação no mercado.
• Sociologia: dados sociais de uma região podem ser levantados e,georreferenciados, podem refletir as condições específicas destas regiões (criminalidade, nível de renda, educação, etc), de forma que políticas de assistência social possam ser melhor direcionadas.
• Geologia: o georreferenciamento de informações geológicas é uma importante ferramenta de auxílio à pesquisa do geólogo, permitindo que este tenha uma visão espacial de distribuições de características de, por exemplo, solo, relevo, estratificação geológica, etc.
• Mineralogia: os SIGs auxiliam na visualização espacial da presença jazidas minerais.
• Meteorologia: os SIGs são de muita utilidade à meteorologia, permitindo a visulização espacial de ocorrências de tempestades, frentes frias, nuvens, descargas elétricas , etc.
• Urbanização: os SIGs são de enorme utilidade a prefeituras. Na análise urbana, por exemplo, permite melhor o conhecimento de áreas carentes de forma a orientar a aplicação de políticas de melhoramentos físicos, econômicos ou sociais.
• Ecologia: os SIGs permitem a visualização, por exemplo, da localização de espécies em extinção, ou a distribuição de espécies vegetais em um espaço.
• Comércio: os SIGs podem contribuir, por exemplo, na escolha de locais para estabelecimentos comerciais, através da visualização da distribuição da concorrência por regiões, ou ainda, para determinar as melhores regiões para a implantação de um estabelecimento.
• Turismo: grande beneficiário dos SIGs, através da localização geográfica de pontos turísticos, hotéis, restaurantes, etc.
A Teses Tecnologia possui grande experiência neste segmento, tendo desenvolvido o primeiro site brasileiro de roteamento entre endereços – o ComoVou? – e sua versão específica para ônibus (ComoVou de Ônibus -BhTrans), aplicações para rastreamento e monitoramento de veículos (em especial, para a Maxtrack) e SIGs específicos para grandes clientes como Vale, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, CEMIG, DER-MG, CDL-MG, dentre outros.